quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Razão x Emoção

O eterno conflito interno dos seres humanos. E quem vence essa luta para você? Razão ou sentimentos? Você já se deparou com esse questionamento na sua vida? Quantas vezes você já perdeu o sono tendo que escolher entre entre razão ou emoção?
Analisando a minha vida. Nasci em Porto Alegre.  Meus pais usando a razão na hora de decidir o rumo do destino deles acabaram me levando para fora do estado, morei no Rio de Janeiro, Brasília, voltamos para o sul 18 anos depois. Morei em Santa Maria onde fiz a minha faculdade e num determinado momento tive que fazer a minha primeira escolha importante sobre o tema. Razão x Sentimentos. Residência x Casamento. Paraná x Porto Alegre.    
Acabei decidindo com o coração e decidi arriscar levando em conta meus sentimentos. No fim o casamento nem aconteceu, mas o mais importante nessa estória é que sem perceber acabei retornando a minha cidade natal. Será que não era para ter saído daqui? Será que meu destino era mesmo Porto Alegre? Saí pelo Brasil e a vida me trouxe justamente para onde nasci. Engraçado pensar assim. Mas o fato é que retornei e aqui me estabeleci. Reencontrei pessoas que hoje tenho certeza que eram para serem reencontradas nesta vida.
E se tivesse usado a razão lá em 2003 e tivesse escolhido o meu lado profissional talvez hoje tudo estivesse diferente na minha vida, ou não. Quem sabe o destino arrumaria uma forma de me trazer novamente pra cá. Não sei! É uma dúvida eterna. Acho que fiz a escolha certa embora os fatos não tenham acontecido como haviam sido planejados. Gosto de pensar que nada acontece por acaso e aquela foi a forma do destino me trazer para Porto Alegre.
Mas como saber definir qual a escolha certa a ser tomada? Seria justo passar por cima dos sentimentos por uma causa estritamente racional? A razão é a nossa inteligência atuando sobre os fatos da vida. A inteligência é o instrumento evolutivo para as conquistas da matéria e o sentimento é a conquista evolutiva para as aquisições intimas. A razão nos coloca um freio e diz: "É melhor arriscar com cautela e medir as conseqüências dos seus atos".
No interior da nossa alma existem mensagens sobre o plano do criador para o nosso destino. Aprender a ouvi-las é exercitar, diariamente, a atenção que se deve dar as regras ditadas pelos sentimentos. Interferências internas e externas nos subtraem, constantemente, a compreensão desses “recados do coração”.
Escutar os sentimentos não significa adotá-los prontamente, mas aceitá-los em nossa intimidade e criar uma relação amigável com todos eles. Aceitá-los sem reprimi-los ou sem se envergonhar. Essa atitude é o primeiro passo para um diálogo educativo com nosso mundo íntimo. Dar valor aos nossos sentimentos é cuidar de si, amar a si mesmo. É uma mudança de atitude consigo pois, o ato de existir ocorre no sentimento.
Quem pensa corretamente usando a racionalidade sobrevive, mas quem sente nobremente existe para o mundo. O raciocínio é a janela para a realidade, já o sentimento é o ponto de encontro com a verdade! O sentimento é a maior conquista evolutiva do espírito. Aprendendo a escutá-lo, estaremos atendendo melhor a nossa alma. Quando digo a mim mesmo “não posso sentir isso”, simplesmente estou desprezando a oportunidade de auto-investigação; de saber qual é a mensagem profunda que vem da minha alma.
Mediante essas explanações, sabemos que um ser totalmente saudável possuiu essas duas potencialidades imbuídas em seu íntimo, porém, uns utilizam mais a razão e outros, as emoções na hora de tomar suas decisões. Esse instinto que nos leva a tomar decisões dependem muitas vezes de como fomos seqüenciados em nossas relações de aprendizagem, e como foi no decorrer do nosso crescimento evolutivo a utilização de cada uma dessas características em nosso ambiente de convívio familiar e social.
O fato é que a razão não sobrevive sem a emoção, e a emoção por sua vez, precisa da razão para viver. Sendo assim, a razão deve ser sempre regada com uma boa dose de emoção. Mas Independente da escolha a ser feita, saiba que somente você poderá decidir. Então me diga: Razão ou Emoção? 
;)

6 comentários:

Felipe Viaro disse...

Gostei do texto, principalmente da parte que tu fala onde nosso saber hoje é uma causa de como e quando aprendemos e que depende do nosso meio social e familiar, me identifiquei e acredito nisso.

Também concordo que não devemos nos arrepender de nossas escolhas, pois são elas que nos moldam. Erramos, claro, e o que pode se fazer é aprender com os erros. É mais ou menos por aí que entra a razão, é nossa experiência racional sobre as coisas, nosso lado matemático, analítico das coisas.

Então acredito que devemos sempre fazer as coisas na vida com emoção e também guiados por ela. Porém também acredito na educação e apromiração das experiências pela razão. Uma forma de proteção contra o que pode dar errado e aprendizado para o que nos faz bem.

Somos seres interdependentes e isso também serve para esta relação: razão x emoção. Uma deve ajudar a outra e não anular. A razão seria nosso caminho e a emoção o acelerador e o freio. Cabe a nossa experiência, adquirida pelas curvas e buracos da vida, para saber a hora de pisar fundo ou tirar o pé do acelerador para aproveitar melhor a viagem!

Viajei fundo. bjo ana!

maninho disse...

Legal!Eu vejo pessoas em bares q diariamente agem pelo lado emocional pq o excesso d bebidas d álcool fazem com q elas deixem a razão, não quero dizer que as atitudes das pessoas bêbadas estão erradas, é q queriam fazer o que fizeram, mas o lado da razão não permiti.
Assim é no fim de um relacionamento quando acaba,se ele ou ela ainda ama,um age com emoção e outro com a razão.
A emoção torna qualquer pessoa mais fácil enquanto o lado lógico nos coloca sempre uma barreira,e ao ler seu texto eu pude ter mais certeza de q podemos sim agir com emoção mas não podemos esquecer da razão sempre unindo as duas,pq tudo tem um para que? ERRAR,ACERTAR MAS NUNCA SE ARREPENDER DE NADA,PQ A VIDA SEMPRE NOS DA AO FINAL DE TUDO UMA RESPOSTA><><><bJs LiNdA

Aninha disse...

maninho..
sobre o seu comentário.. não escrevi pensando nesse sentido. Primeiramente pessoas drogadas ou alcoolizadas não agem com a emoção ou razão. Simplesmente porque não estão no seu perfeito estado mental para raciocinar, estão alterados, estão sob influencias espirituais com certeza. Pois quem bebe serve de copo para espiritos viciados. Então essas pessoas não podem discernir sobre razão e emoção no seu verdadeiro sentido. Elas apenas colocam para fora o que sempre tiveram vontade de fazer e usam como desculpa a bebida.

Sobre relacionamentos nem sempre quem ama age com emoção.. muitos amam e agem com a razão deixando seus sentimentos de lado pois colocam outras prioridades na frente do relacionamento, ou até mesmo agem com racionalidade pensando que assim será melhor para os dois.

O bom senso deveria imperar sempre, mas nunca deixar de lado o que vem do coração. Nunca deixar de ouvir a voz que vem da alma.. ou seja, do coração!

jaguarmistico disse...

Como já disse das outras vezes por que parou de escrever ? texto como esse fazem que os nossos pensamentos mais interiorizados dêem um pulo para a frente ,pois sem a razão não existe a emoção e vice-versa nos seres humanos somos muito exteriorizados não deixamos a voz interior de nossas almas opinar ,por isso cometemos erros crassos.

parabéns.bjos

anderson disse...

A emoção nos cega e nos dá uma falsa sensação de felicidade!
A razão nos mata pois nos torna máquinas sem sentimentos ,sem compaixão!
Precisamos trabalhar esses dois sentidos para que um seja complemento do outro e para isso é necessário que primeiro nos conheçamos ,o que é uma tarefa difícil mas não impossível ,pois a pessoa que conhece a si mesmo não teme o desconhecido e sabe enfrentar os obstáculos que a vida nos impõe!!!
As duas questões devem andar juntas ,uma complementando a outra sem extremismos !!!

blog da ana disse...

Eu vou sempre usar a inteligência para ser feliz.Sofrimento é para quem acredita em sofrimento. Minha alma, meu âmago que se localiza na região do coração,os meus sentimemtos e é para eles que devo olhar e seguir.Nunca erro seguindo meu coração, minha intuição. É meu centro, meu rumo.Temos sim um plano traçado antes de reencarnarmos porém fica no nosso inconsciente, não lembramos, portanto podemos mudar nosso destino.Nosso destino esta nas nossas mãos, através das escolhas que vamos fazendo ao longo da jornada. bjo amada