terça-feira, 11 de janeiro de 2011

O destino existe mesmo?

Quem nunca parou um momento e se questionou sobre isso: Destino existe? Você acredita nele? Será que a nossa vida já vem programada? prederterminada? Garanto que estas dúvidas são muito comuns. E a resposta é simples: CLARO! Não é questão de acreditar ou não. O destino é um fato inquestionável. Ele existe, assim como o céu, o dia, as árvores e as pessoas. Pois o destino é simplesmente o sentido, a direção para a qual algo está programado. O destino, por exemplo, do ônibus que vai para São Paulo é São Paulo. Ele está destinado para São Paulo, o que por sua vez não quer dizer que chegará infalivelmente lá. Sendo assim a vidas das pessoas estão predeterminadas temos uma missão a cumprir e um destino a chegar e como vamos chegar lá vai depender do livre arbítrio de cada um e dos acidentes de percurso.

O destino existe, assim como os acidentes que impedem que ele seja realizado. Destinos são desfeitos por acidentes, ou seja, acidentes são os imprevistos da vida. A questão é: como vamos lidar com eles? Dependendo da forma que resolveremos os imprevistos estaremos muitas vezes mudando o rumo do nosso destino. Sempre que ocorre um "acidente", algum destino está sendo desfeito. Neste sentido, o destino existe e não é imutável. Enfim, podemos mudar o nosso destino pré-programado (muitas vezes até por nos mesmos antes de reencarnar) o que não significa que estaremos livres dele e talvez tenhamos que refazê-lo de outra forma, ou adiaremos para uma nova etapa da vida ou até mesmo teremos que cumpri-lo em outra reencarnação. 

Outra analogia que podemos fazer é que a nossa vida é como uma faculdade onde temos uma meta a seguir. Cadeiras obrigatórias e facultativas. Provas a cumprir. Podemos passar ou não e se reprovarmos teremos que refazer aquela matéria. Assim é a nossa vida com provas já estabelecidas a serem cumpridas e se não passarmos teremos que voltar novamente para refazer.    
 
 Penso que o termo predestinação seria o mais preciso quando se fala em destino. Pois, fala de um destino fixado previamente, e é um termo cunhado pela teologia. Ou seja, foi criado para afirmar esta idéia. Neste sentido, acreditar em predestinação é acreditar que “alguém” escreve o nosso destino. É a idéia de um ser supremo e onipotente a agir sobre suas criações. É acreditar que nada acontece por acaso. É acreditar na lei de causa e efeito. É acreditar na lei dis carmas. É  simplesmente acreditar que Deus existe e cuida das nossas vidas.

Chegar ao nosso destino nada mais é do que cumprir as provas determinadas por nós mesmos ao longo das nossas vidas. Ou seja, a cada vida que passamos vamos escrevendo o futuro do nosso destino para a próxima vida. Sendo assim o que não cumprirmos nessa vida vai determinar o que terei que refazer numa próxima, os erros que cometerei nessa vida terei que corrigir numa próxima e assim estarei traçando meu próprio destino.  

            Na perspectiva mística deve imperar uma atmosfera nebulosa e mágica, sensacional. Isso foi escrito por entes sobrenaturais, sobre os quais não temos qualquer poder ou acesso. Criaturas da noite ou de luzes transcendentais a produzir um fato único, sublime e preciso, o qual foi planejado nos confins de universos distantes ou paralelos ao nosso, os quais somente não seriam percebidos por míopes de espírito.

            Na perspectiva racional e determinista há simplesmente o controle das causas, seu conhecimento preciso e acabado, e assim pode se determinar o que as coisas serão. E isto não demarca nenhum mistério. É simplesmente a explicação racional. Explicar é encontrar as causas. Determinar é saber como manejá-las para se produzir infalivelmente o que se quer. Se, por exemplo, você unir uma chama a um elemento inflamável, terá a combustão deste. Saber como fazer e executar o que se deseja, é determinar. Fogo associado a um elemento inflamável gera uma reação explosiva, de combustão, e não outra coisa. É assim necessariamente. Na filosofia é chamado de necessidade.

            Também é muito utilizado o termo “determinante”, o qual, neste sentido, é simplesmente sinônimo de causa. Se um fator é determinante, ele é causa. Acreditar em predestinação (ou em destino) é acreditar que tudo já está determinado. Para algumas coisas isso já é até possível. A morte, por exemplo, é uma predestinação. Todos seres vivos estão predestinados à ela.

Sendo assim a pergunta que não sai da minha mente é: Podemos fugir do nosso destino? Eu particularmente acredito que não, podemos por um tempo fugir dele sim, nos escondermos atrás de uma armadura, de uma máscara, usar o livre arbítrio para tentar escapar de algo que por hora não queremos fazer ou que por uma razão não podemos cumprir. Mas um dia a vida nos remete de volta a estrada que nos leva ao rumo do nosso destino. E se o caminho vai ser longo ou curto, não sei, mas a verdade é podemos adiar ao máximo nossa sina, mas um dia teremos que cumprir as determinações do alto. Podemos escolher o caminho mais fácil ou o mais difícil, mais alegre ou mais sofrido, mais curto ou mais longo, mas não podemos de forma nenhuma fugir dele. 

Então, que assim seja!!! Boa Sorte ;)

5 comentários:

jaguarmistico disse...

Excelente texto acredito piamente que o destino não só existe como esta presente em cada ato das nossas vidas. Parabéns pelo texto, e com sua permissão irei copiar p/ meu blog

maninho disse...

Oi linda!Adorei o texto, não acredito q o destino é a gente quem faz,podemos lidar com a (sorte,maldição,fatalismo,presbiterianismo,superstição,tradição a irracionalidade e a magia) só basta querer.Mas é claro q nem sempre,e olha que não sou eu quem esta dizendo,é que eu li em um livro sobre isso ,até me fez pensar muito sobre...mas não consigo entender o DESTINO.A mente para a gente pensa,mas a vida pareçe q já vem com sua história pronta e é impossivel mudar porque nós até achamos q mudamos,mas era para ser assim.Nossas escolhas não são feitas por acaso!!! BJSS ANJO

blog da ana disse...

Muito bom o texto, adorei....só quem acredita na reencarnação terá uma visão do que esta escrito pois é bem profundo e é para refletir, questionar.Nosso destino é feito por nós mesmos.Através das nossas escolhas (livre arbítrio), nossos atos, ações e pensamentos. Tudo fica registrado no nosso inconsciente. E as leis que nos governam, as leis divinas estão sempre equilibrando. Tudo esta sempre certo na natureza, a vida esta sempre certa, acredite!Os homens só dão aquilo que tem, aquilo que sabem, aquilo em que acreditam....bjos

Unknown disse...

interessante dizer que se vc cre em destino cre em DEUS tb...mas como pode DEUS escolher um destino tragico pra alguém...como por exemplo crianças morrendo de fome...ou pessoas que morrem nas drogas...ata então quer dizer que por mais que vc fuja ou escolha o caminho mais longo vc acaba em um propósito ou destino escolhido por DEUS...e que DEUS é esse que quer um final desse pra alguém...sinto muito mas o meu DEUS não é assim...então pra mim,destino não existe...fui

Aninha disse...

Oi Thabata.
Primeiramente obrigada pelo comentário.
Bom.. deixa ver se consigo te responder.. Eu acredito em Deus sim.. um Deus igualitário onde acima de tudo existe justiça. ok?
Acredito em Destino sim.. e quem faz o nosso destino não é Deus e sim Nós mesmos.. a gente escolhe o que vamos viver num futuro a partir das nossas atitudes no presente.
E vivemos o nosso presente da forma que escolhemos pelas atitudes que fizemos no nosso passado.

Essa é a lei da reencarnação. Vivemos muitas vidas e a nossa vida de hj é resultado da nossa vida passada.. Assim como a nossa vida futura será resultado da nossa vida presente.

Deus não seria justo se não nos desse a oportunidade de reencarnar, esquecer do passado e recomeçar do zero. Pagando por erros que cometemos no passado ou vindo para ajudar pessoas ou se reconciliar com antigos inimigos.
Deus não seria justo se deixasse pessoas morrerem de fome como vc cita.. Deus não seria justo se não explicasse pq uns nascem ricos e outro pobres e miseráveis. Deus não seria justo se deixasse uns morrerem de doenças e outros super saudáveis...

Então o que eu tentei explicar no meu singelo texto é que o destino existe.. e é a gente que escolhe o rumo dele a partir das leis de Deus.